Sebrae oferece serviço de mentoria para prefeitos por meio do programa Cidade Empreendedora

Gestores públicos dos municípios são acompanhados por consultores que auxiliam na solução de problemas e implementação de boas práticas

Sebrae


De forma inédita em âmbito nacional, esta edição do programa Cidade Empreendedora realizada pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul, oferece um trabalho de mentoria aos prefeitos dos municípios do Estado que aderiram à iniciativa neste ano. Por 15 meses, durante a execução do programa, os gestores públicos são acompanhados por dois consultores do Sebrae que também já foram líderes do executivo. A mentoria permite a troca de experiências, além de auxiliar os prefeitos na solução de problemas e implementação de boas práticas. 

Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR), é um dos consultores do Sebrae que desenvolve este trabalho. Ele liderou o executivo por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e ganhou diversas premiações na área do empreendedorismo. Atualmente, Silvio atua nas áreas de planejamento, construção de cenários futuros e estratégias para o contexto pós-pandemia. 

Outro mentor é Fábio Schroeter, ex-prefeito de Campo Verde (MT). Ele também permaneceu no cargo por dois mandatos (2013-2020) e, enquanto gestor, aderiu ao Cidade Empreendedora. Por meio do programa, desenvolveu iniciativas que se tornaram modelo e são replicadas em diversos municípios do país, como o projeto Recicla Verdinho.

Atendimento personalizado 

Como mentores, Silvio e Fábio atuam de forma personalizada junto aos municípios e visitam as cidades para identificar os desafios enfrentados. No mês de julho, por exemplo, Silvio esteve em Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina. Já no início deste mês, entre os dias 3 e 6, participou de reuniões em Sonora, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo. A próxima agenda do consultor será no fim de agosto quando deve visitar Terenos, Corumbá, Porto Murtinho e Jardim. 

“Há uma conversa com os prefeitos para entender o que cada um precisa e, apesar das particularidades de cada cidade, percebemos que existem desafios em comum, como a necessidade de construir um planejamento econômico para promover a geração de emprego e a atração de novos negócios; além do próprio planejamento urbano para organização do crescimento do município, e da parte da sustentabilidade e meio ambiente. Trabalhamos em conjunto para ajudá-los a adotar boas alternativas”, pontuou Silvio.

De acordo com Fábio, em algumas situações, o atendimento vai além do prefeito em si. Responsável por acompanhar os líderes do executivo em Amambai, Bandeirantes, Paraíso das Águas, Selvíria, Inocência, Camapuã e Jaraguari, o consultor reforça que o trabalho também envolve a equipe como um todo. “Quando existe a vontade em implantar um novo projeto, por exemplo, o prefeito precisa de apoio. Então, a gente também conversa com os técnicos, fazemos reuniões com as secretarias para tentar entender o funcionamento e como todos podem contribuir”, esclareceu Fábio.

Prefeitos aprovam

Para os líderes do executivo que têm participado da mentoria, o apoio tem sido de grande valia. Segundo o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, a consultoria recebida tem o ajudado bastante, principalmente, na área de planejamento. “Eu estou no meu segundo mandato, já venho de um trabalho de quatro anos e meu maior desejo agora é reorganizar o Planejamento Plurianual (PAA). Quero estabelecer uma estratégia de desenvolvimento, com ações e metas até 2025, para que o município cresça e essa é uma das coisas em que Fábio está me ajudando”, esclareceu o prefeito.

Já o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, que está no primeiro mandato, ressaltou a importância da troca de experiências. “A mentoria vem em boa hora, com o compartilhamento do conhecimento do Silvio que já foi prefeito de uma das cidades mais bonitas e avançadas do Brasil, além da experiência em várias outras frentes de trabalho, com uma visão moderna e futurista daquilo que já ocorre em outros países desenvolvidos, capacitando os novos gestores para uma visão holística e sempre com olhos na sustentabilidade, que é a palavra chave para as novas gerações", expôs o gestor público. 

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!